segunda-feira, 19 de março de 2012


Pessoal, pra quem quiser ir lendo o artigo "A prática da enfermagem na atenção à saúde da criança em unidade básica de saúde" para a próxima reunião, para que possamos discuti-lo, segue o link abaixo:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000400019&lng=pt&nrm=iso


Calendário Semestral LiCuCa


26/03 – Cuidado à criança na Atenção Primária

09/04 – Triagem Neonatal

23/04 – Acidentes na Infância

07/05 – Vacinação

21/05 – Amamentação e Alimentação da criança

04/06 – Desenvolvimento e crescimento infantil

25/06 – Avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil

Contamos com sua participação :)


quarta-feira, 14 de março de 2012

Vacina da poliomielite será injetável

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vacina-da-poliomielite-sera-injetavel

Mais segura, a forma injetável da vacina carrega o vírus morto e inativado
Poliomielite: atualmente, a imunização é feita com a vacina oral, chamada Sabin


O Ministério da Saúde vai substituir a vacina oral contra a poliomielite, a Sabin, pelo imunizante injetável. O motivo da troca, que já ocorreu em outras partes do mundo, é que a forma injetável é produzida com o vírus morto, ou inativado - portanto, mais segura. 
Oficialmente, o Ministério não tem prazo para o início da transição, mas divulgou informe técnico para as secretarias estaduais de Saúde, alertando para a mudança em 2012. O documento recomenda ações intensificadas de imunização “de modo a alcançar coberturas vacinais de no mínimo 95%” e promete a apresentação da nova estratégia para este semestre. “
A Sociedade de Imunizações já esperava essa troca há muito tempo e vinha recomendando o uso da vacina inativada. "É uma mudança que ocorreu em todos os países desenvolvidos, mas não é uma alteração simples"”, afirma a médica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim-RJ). 
A vacina oral contra a poliomielite é feita com o vírus atenuado. Apesar de raro, há o risco de infecção por esse vírus, que provoca a pólio vacinal - causada pela própria vacina. "“É preciso ressaltar que o benefício da pólio oral é muito grande. A poliomielite é uma doença transmissível, que incapacita e até mata. Mas há o risco de 1 caso para 800.000 doses de provocar a pólio vacinal. Se nós temos uma vacina mais segura, devemos usá-la"”, defende Isabella.
(Com Agência Estado)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Em outubro de 2011 tivemos a I Ciranda de Conhecimentos sobre o Cuidado da Criança, tivemos várias palestras com temas variados.Foi um sucesso!! Fiquem atentos para a II Ciranda que acontecerá este ano.
Diretoria da LiCuCa




Bem vindos a Liga de Cuidados da Criança e do Adolescente!!
Fiquem atentos para novas atualizações aqui no site. Palestras, reuniões, artigos, entre outros.
Diretoria da LiCuCa